
Brinquedos de Playground e o Desafio do Verão Escaldante de 2024.
Caro leitor,
Neste verão de 2024, com o sol escaldante, uma preocupação tem chamado minha atenção: A temperatura dos brinquedos de playground ao ar livre. A combinação de brinquedos de plástico e o calor intenso parece ser tecnicamente uma mistura perigosa para nossas crianças.
Em conversas com pais, mães e síndicos dos condomínios que visitei, percebi uma inquietação sobre estes brinquedos instalados nos espaços de área externa.
Vou explicar: Existem diversas opções de brinquedos no mercado, incluindo madeira, ferro e plástico. Mas, qual deles seria a escolha mais segura e divertida para os nossos pequenos?
O universo dos brinquedos de playground é vasto, com milhares de tipos e formas. Identificar o favorito das crianças, o mais resistente e seguro, e aquele que minimiza acidentes, é um desafio que exige paciência e atenção aos detalhes.
Considerar um ranking dos melhores e piores brinquedos é como montar um quebra-cabeça complexo, mas vou tentar explicar e fazer futuramente uma review detalhada, no momento, vou apenas fazer um resumo dos tipos diferentes de brinquedos.
É crucial destacar que a fabricação desses brinquedos varia entre industrializados e sob encomenda.
Tabela comparativa de 3 tipos diferentes de brinquedos de playground:
Brinquedos de Madeira de Tronco.
- Durabilidade: Mais de 15 anos de vida útil.
- Manutenção:com apenas uma manutenção básica anual....
- Térmica: Madeira não aquece e aceita a variações de temperatura.
- Segurança: Baixo risco de acidentes.
Brinquedos de Ferro.
- Durabilidade: Aproximadamente até 3 anos de vida útil.
- Manutenção: A cada 3 meses é necessário tratar a ferrugens.
- Térmica: Ferro aquece e aceita as variações de temperatura.
- Segurança: Médio risco de acidentes.
Brinquedos de Plástico.
- Durabilidade:Aproximadamente 1 a 2 anos de vida útil.
- Manutenção: Mensal **Não existem peças de reposição.
- Térmica: Plástico aquece muito e não aceita as variações de temperatura.
- Segurança: Alto risco de acidentes, choques eletrostáticos e escorregões.
No caso dos brinquedos de madeira de tronco de eucalipto tratado feitos sob encomenda, por exemplo, são mais duráveis, têm uma vida útil média de até 15 anos com sol e chuva ou altas, ou baixas temperaturas com apenas uma manutenção básica anual.
Já os brinquedos de ferro, apesar de serem industriais, têm uma vida útil média de apenas de até 3 anos e requerem uma manutenção a cada 3 meses para tratar as ferrugens.
Por outro lado, os brinquedos de plástico, inteiramente industriais e infelizmente vistos como descartáveis, têm uma vida útil média de apenas de até de 1 a 2 anos e não oferecem muitas opções de manutenção por falta de peças de reposição.
Esses brinquedos têm características técnicas e térmicas frágeis, retendo calor excessivo sob o sol, causando choques eletrostáticos e queimaduras na pele das crianças. Além disso, suas superfícies lisas e planas aumentam o risco de escorregões.
Essas são questões sérias de segurança das crianças que exigem a atenção da população em geral, de síndicos e autoridades políticas.
Assinar
Inscreva-se em uma newsletter semanal para receber posts de blog mais recentes e conteúdo exclusivo. Na sua caixa de entrada toda quinta!